Prezados alunos (as)
Muitos de voces têm me perguntado sobre - "via preferencial"-, e não discorri sobre dita materia por absoluta falta de tempo.
Com o advento da nova Lei 9.503,de 23/9/1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, o legislador preocupou-se em pormenorizar e humanizar a matéria, conforme se depreende do ARTIGO 29, quando determina que: NORMAS GERAIS PARA O TRANSITO DE VEICULOS (...) artigo 29, inciso III- quando veículos ,transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local nao sinalizado, terá PREFERENCIA de passagem: a) -no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estivedr circulando por ela;
b)- nos demais caos, o que vier pela direita do condutor;
E no capitulo XV que trata "DAS INFRAÇÕES", mais precisamente no artigo 215 determina que: "DEIXAR DE DAR PREFERÊNCIA DE PASSAGEM:
I- em interseções nao sinalizadas:
a)- a veículos que estiver circulando por rodovia ou rotatória;
b)-a veículo que vier da direita;
II- nas interseçoes com sinalização de regulamentação de DÊ a Preferência:
e prevê punição como INFRAÇAO- grave, penalidade MULTA.
Destarte, nas palavras dos professores Reineier Rozestraten e Ático J. Dotta, em seu belissimo trabalho literário sobre " OS SINAIS DE TRANSITO E O COMPORTAMENTO SEGURO",concluem que: ... O condutor defensivo se aproxima dos cruzamentos preparado para dar passagem: isto significa diminuir a marca e até mesmo a disposição para parar. Significa sempre que, ao se aproximar de um cruzamento, voce deve tirar o pé do acelarador e colocá-lo sobre o pedal do freio; desta forma se alguém lhe entrar mal estará freando instantaneamente,Pelo fato de tirar o pé do acelerador, o veículo irá automaticamente reduzir a velocidade e permitir que voce se inteire melhor de tudo o que está acontecendo. ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO LHE PERMITE "SENTIR" SE O OUTRO VEICULO IRÁ PARAR OU ENTRAR MAL. ( grifo meu).
Assim sendo, quando no cruzamento nao há agente de trânsito, semáforo, ou não existir o sinal de PARE, tém preferência aquele vem pela direita ( e não aquele que está na rua mais larga ou de maior movimento).
E prosseguem os aludidos mestres, afirmando que: "Os acidentes de cruzamento são evitáveis , mas para tanto é necessário que ambos os condutores dirijam com atenção,isto é, tanto o veiculo da via preferencial como da via secundaria devem se aproximar dos cruzamentos com atenção.
E como bem lembram, o código anterior já elencava em seu artigo 175, do Regulamento que: todos devem dirigir com atençao e os cuidados indispensáveis á segurança do trânsito.
Por outro lado, há nos registros dos tribunais , mais precisamente, Tribunal de Alçada do R G Sul acordão n.68/348, e ficou decido que: "Em princípio, a prioridade de tráfego de veículos é do motorista que dirige pela rodovia principal em relação á rede viária secundária. No
entanto, não se trata de princípio ABSOLUTO, devendo o motorista que dirige pela via principal, como, de resto, todos os condutores de veículos automotores , fazê-lo com a devida atenção, cuidado , prudência e perícia. Daí porque age com imprudência o motorista que, embora trafegando pela via principal, o faz etando precárias as condições de visibilidade, com velocidade excessiva, vindo a colidir com veículo que, provindo de artéria secundária, aquela estava a cruzar.
E mais. Já ficou julgado que:
"Age culposamente quem ingresa na via preferencial sem cautelas necessáris. A velocidade adequada é dever de qualquer condutor de veículo, sejam quais forem as circunstâncias. (in julgados do TARGS, 49/454).
CONCLUSÃO: De todas as situações de trânsito, os cruzamtnos são os mais delicados, pois testam sua habilidade de condutor até os limites, incluindo todas as condições simultaneamente.
Ao se aproximar de um cruzamento, esteja preparado para dar passagem, isto pode significar diminuir a velicidade, e á svezes , até parar.
Sempre que se aproximar de um cruzamento, TIRE O PÉ d acelerador e coloque-o sobre o pedal do freio, sempre que as condições nao forem totalmente favoráveis.
Saudações a todos até aproxima.
Preciso mentalizar o "TIRAR O PÉ DO ACELERADOR E COLOQUE-O SOBRE O PEDAL DO FREIO"...rsrsrs
ResponderExcluirMinha querida aluna e amiga!
ResponderExcluirJá espancamos o fantasma da baliza,com isso trabalhou muito os pedais e finalmente graças a sua coordenação motora, está se saindo muito bem.
Parabens e obrigado pela visita ao blog.
Adalberto.
Querido Adalberto.Muito me orgulha mais uma vez a sua atitude! Como sempre você é apaixonado pelo que faz e não mede esforços para nos mostrar que tudo é possivel !
ResponderExcluirAcredito que com a sua determinação e coragem que são duas qualidades que voce tem de sobra, certamente os alunos que tiverem a honra de ser instruido por voce, tera sim não so a noção que é necessario para ser um bom condutor(motorista),como levara com eles as noções básicas das boas maneiras que se deve ter diante do transito caótico que temos em SP.Pois se cada um fizer a sua parte, com toda a certeza havera uma grande melhora,para isso basta fazer o que voce esta fazendo " dar o primeiro passo !"
Parabéns mais uma vez pela iniciativa,voce sabe o quanto sou sua fã e que torço pelo seu sucesso !
Deus Abençoe você e tudo o que você faz !
Beijos Beth Aragão
Professor..cara mto gente boa ...realmente grande iniciativa a sua de passar seu conhecimento para todos nós...so temos a agradece-lo
ResponderExcluirOi Adalberto, lembra de mim, a thays da auto escola nativa?
ResponderExcluirmuito interessante seu blog! vou visitar bastante pra me manter informada pra dia 26 nao passar vergonha rs
beijos até mais!
Oi Adalberto, lembra de mim, sou a Ilma da auto escola Mazzei que tem habilitação e precisava treinar...Pois é estou dirigindo razoavelmente bem, mas que não tenho noção nenhuma de baliza e ré....Adorei esse video de como fazer uma baliza e acho que vou precisar novamente da sua santa paciência e conhecimento, pois como lhe disse, o meu marido não tem PACIÊNCIA...Rsrsrsrsr...Até mais!!!
ResponderExcluirThays... e as mãos? kkkk extremamente feliz com o seu contato, disponha e me add no msn. ok!
ResponderExcluirIlma, sumiu por que? Que, satisfação saber do seu desempenho, pretendo melhorar o blog com novos videos. olhe, a partir de quarta-feira, dia 18 do corrente mes passo a exercer minhas funções no auto escola nativa, me add no msn que postei acima ok! abraço. ADALBERTO
Oi sou Josiane de Palmeira Parana fiz o exame dia 31 de janeiro e o examinador me reprovou porque o pneu da frente ficou muito pouco fora da faixa amarela pediu para tirar e colocar de novo e claro que acabou o tempo,agora me diga isso está certo não me conformo porque o volante dentro estava perfeito.
ResponderExcluir